domingo, 20 de janeiro de 2013

A Idade Certa

In: tumblr
 

Somos aquilo que pensamos e o que vivemos, bem ou mal.

As experiências prévias modelam indelevelmente os comportamentos actuais. E, tantas vezes, reproduzem, com toda a violência das circunstâncias, os momentos que marcaram esses acontecimentos.

Em cada memória há uma sensação


A sexualidade, enquanto parte da vida íntima, diz muito do que fomos. Ela anima o desenvolvimento pessoal, dá-lhe um ritmo especial.


Sempre se discutiu se há uma idade apropriada para começar a vida sexual, entendida como interacção privilegiada entre dois seres humanos. E, em que medida essa experiência deve correlacionar-se com o resto do desenvolvimento pessoal.



Um artigo recente, publicado na revista European Psychologist desafia a suposição de que  as experiências sexuais que não ocorrem precocemente estão associadas com um maior ajustamento psicossocial.

Os dados de dois estudos transversais alemães representativos, efectuados em 1996 e 2005, permitiram analisar o ajustamento psicossocial de jovens adultos (20-29 anos) em função das primeiras experiências sexuais: precoce (antes dos 16 anos), com uma idade média (entre a idade 16 e 18), ou numa idade mais avançada (para alem dos 18 anos ou que ainda não tiveram actividade sexual).

 Os resultados revelaram as experiências sexuais muito precoces estavam associadas com uma menor escolaridade dos intervenientes. O contrário demonstrava que esses jovens tinham relações sociais mais frágeis e menos consistentes

A iniciação sexual precoce e tardia apareceram associadas com menor bem-estar, embora fique por desvendar se isso tinha ou não significado clínico.

Entre as variáveis controladas, para não condicionar os resultados finais contam-se as características sociodemográficas e (no estudo 1), as adversidades (os life events) na infância, o envolvimento dos pais, e a idade em que ocorreu o começou o desenvolvimento pubertário (por ex: a Menarca).

Estes resultados mostram que a iniciação precoce ou tardia das primeiras experiências sexuais pode estar associada a um pior ajustamento psicossocial no início da vida adulta. 


Com peso e medida. Poderá haver um tempo certo para que o ritual da iniciação sexual ocorra. Mas o que é que tem um maior peso relativo: a Biologia ou a experiência individual?

Sem comentários:

Enviar um comentário